Publicações
CASA & CIA - ASTRAL NOVO
29/08Contem um pouco da história do imóvel antes do projeto de vocês.
O apartamento com 100m² é da década de 70, situado no centro histórico de Porto alegre, próximo ao Cine Capitólio e com vista para a praça Daltro Filho. Originalmente um apartamento de 3 dormitórios, que já havia sofrido uma intervenção (um dos dormitórios foi integrado ao estar) foi a base para o novo projeto. Havia uma área de serviço aberta, uma dependência de empregada, um lavabo, um banheiro social e a cozinha era fechada.
Quando os moradores conversaram com vocês pela primeira vez, quais eram os principais pedidos?
Os clientes nos contrataram na aquisição do imóvel. O objetivo era ficar mas próximo do trabalho e de serviços, atendendo ao estilo de vida do casal, que prioriza a convivência e sem depender tanto do carro. O simples ato de poderem preparar a refeição e almoçarem juntos durante a semana não tinha preço. As solicitações dos clientes para o apartamento eram:
1)uma sala ampla com biblioteca e espaço para leitura, sem a tradicional sala de jantar.
2) Transformar o quarto do casal em suíte com banheira e closet.
3)Abertura da cozinha para integração com a sala, tendo a mesa de jantar como elemento integrador.
4) Fechamento da lavanderia e zona para acomodar a bancada com tanque e lavadora de roupas.
Quais foram os principais desafios da obra?
Adequar a planta original do apartamento às novas expectativas (criação da suíte, reformulação do banheiro social para possibilitar a nova lavanderia). Uma das premissas era manter o pé-direito alto do apartamento, ou seja, não utilizar forros de gesso, e manter o piso de parquet existente. Para tanto, instalações de elétrica, hidráulica e climatização foram minuciosamente projetadas e até exploradas com tubulações aparentes.
Como buscaram inspiração para chegar a este resultado? Têm alguma referência que seja bacana?
A principal referência neste projeto são os próprios clientes. Um casal descolado - que adora viajar, ler e cozinhar - e seus dois Yorkshire terrier. A casa traduz seu estilo de vida, totalmente descomplicado e adeptos do menos é mais. Acreditam que é possível viver com menos em todos os sentidos (mobiliário, objetos, roupas, carro) e isso refletiu no projeto. Dentro desta vibe a nova morada resultou em espaços mais à mostra, sem gesso, com mobiliário mais solto do que sob medida, tubulações aparentes no estilo industrial, vintage, divertido e nada tradicional.
O que de bacana do imóvel foi preservado e pode ser bem percebido no resultado final?
No lavabo a arandela toda em louça, original do apto, foi valorizada com o uso da lâmpada de filamento.
No banho social o lustre em bico de jaca também é original e foi preservado.
Quais os três destaques do projeto que gostam bastante?
Como destaque que gostamos deste projeto temos:
1) A integração da cozinha com o estar, que acontece de forma mais aberta sem o tradicional balcão americano. O ponto de ligação é a mesa de jantar ,redonda do designer Eero Saarinen e a luminária arco do Castiglioni.2) A sala ampla com estar, biblioteca, espaço para leitura e trabalho. Desta forma o estar com tv é integrado à zona de leitura e tudo é mais fluído. Cortinas de veludo e os abajures que proporcionam luz indireta e aconchegante pontuam em vários locais. A luminária inglesa em opalina verde dá um charme à escrivaninha.
3) O Lavabo é um capítulo à parte, divertido e teatral, todas as paredes inclusive o teto receberam cor verde (suvinil – cor mesa de sinuca) e uma disposição de quadros tipo galeria. O piso, um porcelanato 60x60cm recebeu padrão mármore carrara. Acessórios como mesa redonda lateral no mesmo tom da parede e um telefone antigo são pontosaltos. A arandela toda em louça, original do apto, foi valorizada com o uso da lâmpada de filamento.
O que de restauro foi feito? (piso? janelas? etc)
O piso em parquet , que foi recuperado, e os vidros martelados que foram incorporados ao novo estilo! As janelas também foram mantidas e recuperadas.
Houve alguma reciclagem nos móveis?
Sim. No banho social, o aparador em madeira de demolição (que era o aparador do jantar do antigo apartamento) foi revitalizado e recebeu novo uso com a cuba de apoio da deca.
Modelo das poltronas?
Biblioteca: poltrona lounge chair com puff de Charles e Ray Eames
escrivaninha: cadeira em acrílico DSW - Charles e Ray Eames
Estar: cadeira em madeira moldada LCW - Charles e Ray Eames
Estar: poltrona do acervo do cliente
Como foi pensada a iluminação?A iluminação direta é feita por trilhos metálicos e spots que permitem acrescentar luminárias e direcionar os focos para as zonas de interesse. No jantar a luminária arco, de Castiglioni dá o foco para a mesa além de ser um lindo elemento decorativo. Abajures vintage que proporcionam luz indireta e aconchegante pontuam em vários locais.
Falem sobre a obra da cozinha. Foram tirados os revestimentos? O que mais é novo?
A cozinha foi completamente reformulada. Abrimos as paredes para a sala de estar e fechamos a antiga porta de acesso para dar espaço à nova bancada do fogão e configurar um hall no apartamento. Mudamos a posição original da pia para junto da janela, formando um L com a bancada do fogão e servindo de apoio para o cozinheiro. Todos os revestimentos foram removidos e substituídos por porcelanato no piso e pintura acrílica nas paredes. As bancadas foram executadas em basalto lustrado. NaS paredes temos a cor Beterraba da Suvinil. A escolha por um tom mais forte veio da própria cliente, uma chef de cozinha que adora ousar e avessa aos tons off-white.
Móveis da sala de jantar?
A mesa de jantar, é do designer Eero Saarinen, redonda em mármore branco
As cadeiras de jantar são da Tok Stok, modelo Tangoo.
Cristaleiras da OPPA – modelo Yara
Demais cores utilizadas no projeto:
banho social recebeu pintura em rosa millennial (suvinil rosedal)
lavabo: cor verde (suvinil mesa de sinuca)
Um pouco mais sobre a obra em geral:
A área de serviço foi fechada com esquadrias e o banho social reconfigurado, cedendo espaço para a nova lavanderia com tanque e lavadora de roupas.A nova suíte do casal foi possível com a incorporação do antigo quarto de serviço e do depósito, uma parte conformou o banho com banheira e a outra o closet. Porcelanato padrão concreto revestem as paredes e o piso recebeu porcelanato padrão madeira de demolição.
Entrevista: Renata Maynart
Publicações recentes
-
- ZH CASA E CIA - DIA DOS NAMORADOS
- Como foi criar a dinâmica de ser um casal e sócios ao mesmo tempo?Muitos clientes tem essa curiosidade, como diz a...
- Leia mais...
-
- CADERNO DONNA - ZH : CRIATIVIDADE PARA UM QUARTO
- Leia mais...
-
- Inspirada no conceito nórdico conhecido como hygge, reforma valoriza aconchego e convívio
- A reforma no apartamento mistura peças antigas recicladas com itens novos e aposta em cores claras e acolhedoras e em peças de...
- Leia mais...