Publicações
AMBIENTE FUNCIONAL
05/08Com bom planejamento é possível integrar espaços para acomodar diversas funções sem perder a fluidez e a organização do ambiente.
A integração dos ambientes tem se tornado uma constante em função do tamanho dos imóveis, cada vez menores, o que faz com que cada m² seja valorizado. Com um bom planejamento é possível otimizar os espaços para acomodar diversas funções, e algumas estratégias são interessantes para manter aconchegante e, ao mesmo tempo, funcional.
Uma solução para integração de um Espaço Gourmet com churrasqueira pode ser a organização dos equipamentos de forma linear, mantendo em uma mesma parede uma torre com forno, churrasqueira com grill, fogão, pia e refrigerador. Como são volumes grandes e altos, acomodados desta forma, liberam o restante do ambiente para criação da área de estar e de jantar.
A utilização de uma bancada alta em frente à churrasqueira com banquetas reguláveis permite a criação de um bar e também acomoda mais pessoas durante um jantar. Estas banquetas também são uma solução adequada para permitir o conforto e a correta ergonomia para pessoas de alturas e biotipos diferentes. O uso de um banco junto à mesa de jantar dá ao espaço um ar mais despojado, quebrando um pouco o rigor de uma mesa tradicional.
Outra estratégia para espaços reduzidos é a utilização de uma mesa retangular encostada na parede, o que permite que não se perca espaço de circulação e a utilização da parede logo acima da mesa. Pode-se aproveitar este espaço para colocar no ambiente uma televisão e logo abaixo uma versão de home theater compacto, também de parede, eliminando a necessidade de um móvel para acomodar esses aparelhos. A evolução da tecnologia caminha junto com essa necessidade de otimização dos espaços. Os equipamentos estão cada vez mais slim, compactos e inteligentes.
No acabamento, a mistura de texturas resulta em ambientes mais aconchegantes. O uso de porcelanato no padrão de pedra caxambu na parede combinado com o piso também em porcelanto no padrão amadeirado claro criam um efeito interessante. Além de serem de fácil manutenção, criam uma base neutra, que permite utilizar elementos de marcenaria mais escuros e padronagens coloridas em tecidos e objetos.
O uso de diversos efeitos de iluminação atribui personalidade ao espaço. Pode-se combinar luz indireta, por meio de sancas e arandelas, ou pendentes e embutidas, resultando em uma iluminação focada. A utilização de circuitos separados permite a criação de diferentes cenários, de acordo com a ocasião.
Revista DECORE - edição nº 100 - 08/2013 - edição e finalização: Patrícia Blumel
Publicações recentes
-
- ZH CASA E CIA - DIA DOS NAMORADOS
- Como foi criar a dinâmica de ser um casal e sócios ao mesmo tempo?Muitos clientes tem essa curiosidade, como diz a...
- Leia mais...
-
- CASA & CIA - ASTRAL NOVO
- Contem um pouco da história do imóvel antes do projeto de vocês.O apartamento com 100m² é da década...
- Leia mais...
-
- CADERNO DONNA - ZH : CRIATIVIDADE PARA UM QUARTO
- Leia mais...